segunda-feira, 20 de julho de 2009

Dia do Amigo!

Hoje é dia do amigo. Um dia em que as pessoas saem distribuindo mensagens umas às outras. Felicitando-as pelo dia. Acredito que as regozijações e homenagens aos nossos amigos, digo amigos de verdade, têm que ser constantes. Diárias, naturais. Sem as obrigações das datas. Mas me surpreendo sempre. E de uma maneira boa, claro. Mandei sim, minhas mensagens àquelas pessoas as quais realmente tenho um afeto. Aos que considero meus companheiros de luta, de estrada. Suporte para as feridas da vida, das quedas, dos choros de tristezas e decepções. Cúmplices para as lágrimas de alegria. Para o amor. Para os sucessos. Para as risadas que não são poucas. Anjos que nos apontam a saída quando tudo tá escuro. Que nos levantam e enxungam nosso rosto quando caímos. Que nos puxa as orelhas quando estamos errados. Que morremos de raiva, mas que não conseguimos ficar longe. Pessoas que temo um amor tão forte e gratuito que somos capazes de derrubar um elefante por elas. Que sabemos o que sentem só pelo o olhar. Amigo que simplesmente nos olha e diz: não se preocupe! Eu estou aqui. Me emociono com meus amigos. Irmãos que eu escolhi para estarem do meu lado. Obrigado Senhor Deus pelos anjos e irmãos que me deste. Parafraseando o poeta: "Eu poderia suportar embora não sem dor, que morressem todos os meus amores. Mas morreria se perdesse todos os meus amigos."
Deixo abaixo uma homenagem a esses seres. Um texto de Vinícios de Morais.
AMO TODOS VOCÊS A QUEM DEDICO MINHA AMIZADE!

"Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos.
Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles. A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade. E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências ... A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida.
Mas, porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles.Eles não iriam acreditar. Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabem que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos. Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure. E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente, construí e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida. Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado. Se todos eles morrerem, eu desabo! Por isso é que, sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles. E me envergonho, porque essa minha prece é, em síntese, dirigida ao meu bem estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo. Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles. Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando daquele prazer ... Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente os que só desconfiam ou talvez nunca vão saber que são meus amigos!"

2 comentários:

Tatyana França disse...

"...Esse e-mail é pra vc que tem aquele abraço gostoso, que me chama de "merda" por qualquer motivo, que sabe lidar com a minha mãe melhor do que eu ... Vc que um dia vai comprar um livro da menina do balão"...

Obrigada, Hil, pela paciência e pela amizade! E tb pela resposta. Me sinto muito orgulhosa de quase ter enlouquecido vc! hahaha :)

Que nossos caminhos continuem se cruzando vida afora!

Tatyana França disse...

Malvado que não atualiza!!
Humpf!!

Atualiza e depois passa no meu, hehe ;)
Xero! :*

Postar um comentário

 
;